top of page
  • Foto do escritorBárbara Duarte

Bloqueio Criativo - COMO LIDAR?


Esses dias, eu fiquei com o chamado "bloqueio criativo" para escrever aqui no blog. Estava totalmente sem ideia nenhuma de post, aí resolvi dar uma pesquisada para ver o que eu poderia fazer para resolver esse problema e decidi compartilhar com vocês algumas dicas e macetes para "burlar" o bloqueio criativo.


Primeiramente, precisamos encontrar a causa desse bloqueio. Elas podem ser por conta de um desses três fatores: perfeccionismo, falta de planejamento ou medo. Cada um tem suas particularidades e a gente precisa saber qual delas está nos bloqueando, pois se aplicarmos as soluções erradas, não chegamos a lugar nenhum.


Bloqueio por perfeccionismo: Às vezes a gente quer escrever um post que tenha várias visualizações, que as pessoas curtam, comentem e compartilhem e queremos que cada detalhe por menor que seja, esteja perfeito. Não que ser perfeccionista seja algo totalmente ruim, mas se você nunca concluir o seu post ou o seu livro porque espera aquela inspiração vir de dentro ou algum outro fator que venha de fora, tenha certeza que será pior do que ter um livro ou uma postagem completa, mas "imperfeita". E fora isso, perfeição não existe. Faça o seu melhor, mas não espere por isso.


Bloqueio por medo: O bloqueio por medo é semelhante ao bloqueio por perfeccionismo, mas na cabeça dessas pessoas, não existe o chamado "momento ideal", a pessoa simplesmente trava pois tem medo de receber críticas negativas. Todo escritor/blogueiro(a) precisa entender que cada um tem sua opinião e o direito de expressa-la. A melhor solução pra isso é...escrever! Isso mesmo, tire do papel todas as suas ideias e comece a lapida-las, tenho certeza que logo você terá bons resultados.


Bloqueio por falta de planejamento: Tem horas que o bloqueio vem por não planejarmos a nossa semana o suficiente. Escrever tudo o que vem à cabeça é um excelente exercício, mas é preciso entender que nem todas as ideias podem ser levadas a diante. E outra coisa: não use o tempo de planejamento como desculpa para procrastinar. Planejar é importante, mas é fundamental dedicar à escrita em si.


Soluções para o bloqueio criativo


Número 1: Se distraia um pouco

Assistir à um filme, uma série, realizar alguma outra tarefa ou simplesmente fazer uma caminhada podem ajudar você a restaurar a sua criatividade. Lembra do meu post sobre as 24 coisas que eu aprendi aos 24 anos? Não se cobre tanto.


Número 2: Busque inspirações

Não espere a inspiração chegar até você, corra atrás dela. Leia alguma obra de seus autores favoritos, ouça músicas que aprecia, assista à algum filme de seu diretor predileto. Tudo isso ajuda a reciclar sua criatividade e você volta cheio de ideias novas para as suas criações, sejam elas quais forem.


Número 3: Converse

Fale a respeito do seu bloqueio criativo à alguém. Colocar para fora todos os seus sentimentos com relação à isso pode ajudar você a se sentir mais leve e o outro pode até ajudar com ideias novas que você não tinha pensado antes. E mostre gratidão sempre!


Número 4: Pratique exercícios físicos

Seja caminhar, correr, andar de bicicleta, fazer musculação...Qualquer atividade física é ótima não apenas para a parte física, mas também para o cérebro e nossos pensamentos. Isso bota o sangue para circular e a cabeça para funcionar.


Número 5: Elimine todas as distrações

Bye bye Facebook, Instagram e YouTube. Quando você precisa produzir, você precisa estar eu não diria 100, mas 110% focado em realizar um bom trabalho. Ao contrário do que muitos pensam, ser multitarefas prejudica em até 40% a sua produtividade.


Número 6: Estabeleça uma rotina

Não precisa ser todos os dias, mas estabelecer uma rotina é de suma importância para o seu trabalho progredir. Veja em qual hora do dia você é mais criativo. Eu por exemplo, sou mais criativa no período da tarde e da noite, então eu aproveito essas horas para escrever. Como minha vida é meio agitada, eu tiro dois dias da semana para me dedicar totalmente à escrita. E logo o seu cérebro vai começar a se programar de que às segundas e terças, é o dia que você se dedica ao seu blog ou ao seu livro.


Então é isso, galera! Eu espero que vocês tenham gostado do texto de hoje, foi um pouco diferente do que eu costumo trazer aqui, mas achei bem bacana. Logo abaixo, vou deixar as referências que eu busquei, beleza?


Beijos e até Sempre! 😘


Referências:

https://bibliomundi.com/blog/como-vencer-o-bloqueio-criativo/

https://medium.com/@viverdeblog/12-passos-para-vencer-o-bloqueio-criativo-e-escrever-textos-memor%C3%A1veis-38a50fd0980e

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page