8 de Março é o dia em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, uma data importante para refletirmos a nossa sociedade, a política, as relações e a cultura. E para também aprendermos um pouco mais acerca das lutas e conquistas femininas, hoje vou indicar cinco filmes que retratam o empoderamento feminino.
1. Estrelas Além do Tempo
Estrelas Além do Tempo conta a história de três matemáticas afro-americanas que integraram uma equipe da NASA, em 1961, no auge da Guerra Fria, quando Estados Unidos e União Soviética disputavam a supremacia na corrida espacial. Além disso, a sociedade norte-americana lidava com a questão racial, entre brancos e negros, situação que era refletida quando a equipe de mulheres negras era obrigada a trabalhar à parte. É lá que estão Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), grandes amigas que, além de provar sua competência dia após dia, precisam lidar com o preconceito arraigado para que consigam ascender na hierarquia da NASA.
2. Histórias Cruzadas
O filme conta a história da escritora Skeeter (Emma Stone), que decide escrever sobre a vida de mulheres negras que trabalham nas casas da elite, da qual a própria Skeeter faz parte. Em plenos anos 1960, no auge das questões raciais nos Estados Unidos, as personagens trabalham juntas apesar do desagrado por parte da socidade racista da época. É um filme transformador.
3. A saga Jogos Vorazes
Logo no início da saga, Katniss Everdeen (a maravilhosa Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar o Distrito 12 na competição e desafia os oponentes e o país. Decidida e ousada, Katniss luta por um mundo mais igualitário – e não se contenta quando apenas a sua vida melhora de nível. Nem preciso dizer que tanto os filmes quanto os livros são demais.
4. Felicidade por um fio
Felicidade por um fio é um dos filmes da Netflix que mais me cativaram ultimamente (já tem resenha aqui no blog). O filme retrata a história da publicitária Violet Jones (Sanaa Lathan) que após passar por várias reviravoltas em sua vida, resolve fazer uma mudança radical em seus cabelos e se livra de uma vez por todas das amarras sociais com relação ao penteado.
5. Dumplin
Mais um filme da Netflix, Dumplin conta a história da jovem Willowdean, estudante de Clover (Texas) e filha da ex-miss Rosie Dickson (Jennifer Aniston, a eterna Rachel, de Friends). A estudante está acima do peso, o que a separa da mãe, que vive jogando na cara dela o maldoso apelido “dumplin” ー algo como o nosso “fofinha”, pesadelo de nove entre 10 jovens gordas. A cobrança para que Willowdean seja igual à mãe, que continua magra e linda e é tratada como uma celebridade em Clover, faz com que a menina seja alvo de constante bullying na escola onde ela estuda. Mas é em sua tia que Willowdean buscava forças para continuar. Até um dia ela resolve virar a mesa e se inscreve para o concurso de miss para protestar acerca dos padrões de beleza. O filme faz uma crítica, mas ao mesmo tempo é divertidíssimo, bem Sessão da Tarde.
Comments