top of page
  • Foto do escritorBárbara Duarte

Felicidade por um fio - RESENHA SEM SPOILERS

Nova produção da Netflix retrata a aceitação e o empoderamento feminino

Poster do filme Felicidade por um fio, com a foto da atriz principal

Olá Todo Mundo! Desde que eu vi Felicidade por um Fio na Thumb da Netflix, fiquei bem curiosa para conferir a película, e depois que vi algumas meninas no meu Facebook dizendo que o filme era um máximo, aí a curiosidade foi a mil.


Vocês sabem que eu me interesso bastante por filmes com temáticas atuais e progressistas, como autoaceitação, empoderamento, representatividade, etc. E no último final de semana chamei a mamis, preparei uma pipoquinha e apertei o Play.


O filme conta a história de Violet Jones (Sanaa Lathan), uma publicitária bem-sucedida, que desde criança tem seu cabelo alisado pela mãe, fazendo disso o foco da sua segurança e feminilidade. Após passar por uma série de decepções em sua vida, ela resolve fazer uma mudança radical em seu visual e resolve raspar a cabeça.


A Netflix tem produzido vários filmes de comédia romântica, como A Barraca do Beijo e Para Todos os Garotos que já Amei, e Felicidade por um Fio não poderia ser diferente. Mas ao contrário do clichê do casalzinho, o filme trata do amor próprio da protagonista.


Nem preciso dizer que eu gostei bastante do filme, mas não ao ponto de dizer que é incrível, cinco estrelas. Ele repete vários clichês e piadas batidas, típicas das comédias norte-americanas, como na cena onde ela esperava ser pedida em casamento, mas acaba ganhando um cachorro do namorado. Ou logo quando termina com ele, ela resolve tingir o cabelo de loiro e ir para a balada pegar o primeiro boy que aparece.


Algumas situações que a personagem passa, beiram o caricato, algo que sinceramente, me incomodou um pouco. Outro ponto que eu não achei tão legal assim, foi não ter aprofundado muito no relacionamento dela com o dono do salão de beleza, deixando algo meio vago, sabe.


Agora, as críticas explícitas e implícitas a respeito dos padrões de beleza, pra mim, são o ponto-chave do filme. Uma verdadeira lição de autoestima e empoderamento. Não vou dar spoilers, mas as cenas finais são deliciosas e encerram o filme com chave de ouro.


Felicidade por um Fio é baseado no livro homônimo de Trisha Thomas, inédito no Brasil, mas que no exterior fez muito sucesso. Não duvido que chegue logo em terras brasileiras, pois fiquei super curiosa pra ler.



18 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page